Zeca Pagodinho, batizado de Jessé Gomes da Silva Filho, nasceu no Irajá em 4 de fevereiro de 1959 e foi criado em Del Castilho.

Nos anos 70, o partido-alto começa a se tornar uma febre nos subúrbios do Rio. E entre um samba e outro, Zeca se virava como podia. Feirante, camelô, office-boy, contínuo e anotador de jogo do bicho. Surgiram amizades valorosas como Sérvula, Dorina, Paulão Sete Cordas, Monarco, Mauro Diniz, Almir Guineto, Bira Presidente, Beto Sem Braço e Arlindo Cruz.

No inicio dos anos 80, entrou no repertório do segundo disco do grupo Fundo de Quintal, fundado em 1977 e originário do Cacique de Ramos. A aproximação com o grupo acabou levando Zeca Pagodinho para perto de Beth Carvalho que Gravou: “Camarão que Dorme a Onda Leva”, que ganhou até clipe no Fantástico.
Emplacou os sucessos “Coração em Desalinho”, “Quando Eu Contar (IáIá)”, “Judia de Mim” e “Brincadeira tem Hora”, atingindo a marca de um milhão de cópias vendidas.

Pela RGE ainda gravou “Patota do Cosme” (1987). Em seguida, se mudou para a RCA (atual Sony-BMG), ao lado de Beth Carvalho, Paulinho da Viola e Martinho da Vila

zeca-texto-sambando1Na casa nova, ele gravou “Jeito Moleque” (1988), “Boêmio Feliz” (1989), “Mania da Gente” (1990), “Pixote” (1991), “Um dos Poetas do Samba” (1992) e “Alô, Mundo!” (1993).

Gravou “Samba Pras Moças” (1995) que tem em seu repertório sambas como, “Vou Botar teu Nome na Macumba”. O próximo disco “Deixa Clarear” (1996) traria alguns dos maiores sucessos da sua carreira como “Verdade”, “Conflito”, “Não Sou Mais Disso” e “Jiló com Pimenta”.

Ainda vieram “Hoje É Dia de Festa” (1997), “Zeca Pagodinho” (1998), “Zeca Pagodinho Ao Vivo” (1999), “Água da Minha Sede” (2000) e “Deixa a Vida Me Levar” (2002) que estabelece o artista como um dos grandes nomes da música brasileira.

A música título vira o tema da Copa e o disco ganha o prêmio de “Melhor Álbum de Samba” no Grammy de 2002. Em 2003 lançou o “Acústico MTV Zeca Pagodinho” (CD e DVD). O disco foi um sucesso instantâneo. “Uma Prova de Amor” em 2008 cd com 16 faixas, sendo treze inéditas e três regravações. Sob produção musical de Rildo Hora.

Em 2010, lança seu 22º cd, ‘Vida da Minha Vida”, dedicado a sua madrinha Beth Carvalho. O cd traz 15 faixas, incluindo inéditas, regravações de clássicos de Gilson de Souza, Nelson Sargento, Monarco, Dona Ivone Lara e Fagner, além de inéditas de Nelson Rufino, Zé Roberto e uma parceria de Zeca com Arlindo Cruz. Zeca re-editou o “O Quintal do Pagodinho”, gravado ao vivo em Xerém, no seu sítio. Onde amigos gravaram seus próprios sucessos.

5 COMENTÁRIOS

  1. Conheço o Zeca de dele castilho. Tenho um filho especial que é muito fã dele.Mandei inclusive personalizada uma máscara com a estampa do Zeca pra ele. Assim como uma camisa.Ele adorou. Gostaria muito que ele encontrasse com o Zeca pessoalmente. Seria possível?Acho que é o grande desejo dele

  2. tenho uma letra de musica para o zeca nome da letra cem por cento o me coração e todo dela ————
    e mulher volta pra casa nõa faz assim comigo/ voce nem imagina a falta que voce faz na nossa casa/e na cozinha e na lavanderia e no cantinho da nossa cama / em toda parte da casa eu sinto falta da sua presença / a mulher que eu amo ela brigo comigo / pego sua mala e foi embora / e ta falando que nunca
    mais pisa nessa casa/ foi tudo mau intendido mais ela não que me da ouvido/ no meu coração não tem espaço para oltra mulher / ela sebe diso cem por cento o meu coração e doto dela / agora deicha de tolice muda essa cara e volta pra casa / eu preciso do teu beijo do teu abraço e teu carinho / a saudade bate no peito a solidão tira meu sono/a noite passa o dia amanhece e eu aqui pençando nela vou tenta dormi quero sonhar com ela tauves assim eu mato a saudade que tenho dela / e quando acorda a solidão ja foi embora / fico lembrando do jeitinho dela / quando queria fazer amor de madrugada / me acordava fazendo carinho / me seduzindo com suas palavras / eu ti amo eu ti quero faz amor comigo / me leva ao delirio / me da prazer na vontade desse amor

  3. Oi Gostaria de participar de uma reunião dos Amigos do Zeca em qquer local, se fosse em xerém seria perfeito. Mas só quero ver o Zeca em um lugar informal. Rosana Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Entre com seu comentário
Por favor, digite seu nome