Há treze anos, no Rio de Janeiro, surgiu o Grupo Salada Mista, formado por Fernando Mellete e tendo como um de seus integrantes Anderson (Buiu), com o intuito de tocar em barzinhos, festas de ruas e casas de shows. Em 2009, com uma nova formação, faziam parte do grupo também Flávio Homero, Juninho de Jesus e Vagner Magal.

Em 2010, surgiu uma oportunidade para a gravação de um novo disco, com 11 faixas, produzido por Bruno Cardoso (Sorriso Maroto) e Lelê. Assim, o até então Grupo Salada Mista, por ter passado por inúmeras mudanças, decidiu também por modificar o seu nome e passou a ser Grupo Clareou.

clareou-texto-sambandoCLAREOU, o samba CLAREOU… Batizado pelo cantor Xande de Pilares, o qual inclusive faz participação em uma faixa do CD “VALEU PRA APRENDER”, só é novo no nome… Quem pensa que esses cariocas começaram há pouco tempo, engana-se. Antes de clarearem as noites e muitas tardes de samba por ai, os rapazes faziam parte do grupo Salada Mista, formado em 1997.

Ainda com o antigo nome, apresentavam-se por diversas casas noturnas e eventos por todo o Rio de Janeiro e por alguns estados do Brasil, ora com show principal e muitas vezes abrindo shows de grandes artistas como: Molejo, Negritude Junior, Raça Negra, Belo, Sorriso Maroto, Alexandre Pires entre outros. Em 2010, após muitas idas e vindas, mudança de local e de sua roda de samba, um novo nome surge, CLAREOU… Formado por Flávio Homero (cavaco e voz), Juninho de Jesus (banjo e voz), Fernando Melette (tan-tan e voz), Buiú (Anderson – Buiú / pandeiro e voz) e Magal (Vagner Magal vocalista), o CLAREOU tem suas raízes na zona norte do Rio de janeiro, ganhando destaque nas rádios de todo o País com a música “Valeu Pra Aprender”, ficando em primeiro lugar em diversas capitais do país… Em seguida, outra canção “Dona Dos Meus Sonhos”, de autoria de Xande de Pilares – ex Revelação deu continuidade ao destino do grupo, que passou a ter uma agenda com a média de 20 shows mensais colocando o grupo junto aos mais consagrados sambistas do país.

O primeiro CD “VALEU PRA APRENDER”, foi produzido por Bruno Cardoso, vocalista do Sorriso Maroto e por Lelê. “São dois grandes amigos que mandam muito bem na produção”, diz Flávio Homero. O repertório foi escolhido a dedo, recheado de nomes como: Xande de Pilares, Ronaldo Barcelos, André Renato, e outros grandes compositores do cenário musical, além de composições do próprio grupo…

Se o samba é para bambas, o Clareou tem história pra contar. Novos no nome, mas antigos no samba, o legado corre nas veias dessa rapaziada como o da mestra CLEMENTINA DE JESUS, avó de Juninho de Jesus, além das raízes existentes no restante do grupo… Para chegar até aqui, precisaram se virar, correr atrás, batalhar. Tiveram os mais diversificados tipos de trabalho. Um trabalhava com empréstimos, outro foi vendedor, porteiro de colégio, responsável por depósito de bebidas, despachante de automóveis e por ai vai… Hoje sobrevivem da música. Com o samba de roda, de mesa e o batuque pra cima, o Clareou tem como referência, a REVELAÇÃO. “Não é a toa que a formação musical dos dois grupos é até parecida”, diz Xande de Pilares, que além de incentivador, virou padrinho dessa turma clareada pelo samba.

3 COMENTÁRIOS

  1. Clareou, faz parte da minha vida, da minha historia.
    Meu maior sonho é conseguir casar ao som do CLareou!

    Pois eu sou filho da luz e eu quero deixar clarear!!!!!

    Como eu faço? me ajudeeeeeem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Entre com seu comentário
Por favor, digite seu nome