Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco foi idealizado, em 2000, pelos integrantes da banda Pedro Luís e A Parede – Pedro Luís (voz, violão e guitarra), Mário Moura (baixo), C.A. Ferrari, Sidon Silva, Celso Alvim (bateria e percussão). O Monobloco hoje está entre os grupos brasileiros que contabilizam mais apresentações durante o ano todo.

O repertório eclético vai das marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo xote de Alceu Valença, o forró de Luiz Gonzaga, o funk de MC Leonardo, até canções de Paralamas do Sucesso, Raul Seixas e Tim Maia. No repertório do show, músicas como Taj Mahal, Fio Maravilha, País Tropical e Santa Clara Clareou, de Jorge Benjor; Rap do Real, de Pedro Luís e Rodrigo Maranhão e São Gonça, do Farofa Carioca. A mistura inusitada também está presente na bateria. Aos tradicionais instrumentos de escola de samba – como cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô – foram incorporados à batucada um baixo e uma guitarra.

monobloco-texto-sambando1Alguns destaques do bloco:

Biguli iniciou sua carreira artística através de um convite de seu amigo MC Máfia, no início da década de 1990. Eles queriam formar uma dupla de MCs e gravaram um CD pela CurtiSom Rio. Em seguida, virou integrante da banda DeRapente, que mais tarde se chamaria Cabeça de Nego. Convidado por Sidon Silva a participar da oficina do Monobloco, ficou lá por dois anos e aprendei a tocar agogô. Sua primeira participação no Monobloco Show foi uma canja que Biguli deu durante uma apresentação no Rio de Janeiro, quando ainda estava com o Cabeça de Nego. Fez ainda algumas participações a convite dos batuqueiros, até entrar oficialmente no Monobloco, em 2006.

Poeta e compositor, começou a ter suas músicas gravadas no início dos anos 90. Nos anos 80 e 90 esteve ligado a movimentos culturais como o Circo Voador, Cobra Coral, Paris 400, Urge, Boato e como diretor musical e violonista do trabalho de Arícia Mess. Pedro Luís já teve composições gravadas por Fernanda Abreu, O Rappa, Ed Motta, Cidade Negra, Adriana Calcanhoto, Ney Matogrosso, Roberta Sá, Maria Rita, Elba Ramalho, Lenine, Lula Queiroga, Miyazawa Kazufumi, Paralamas do Sucesso e Herbert Vianna (em seu disco solo, O Som do Sim). Nos anos 2000, torna-se um dos cantores do Monobloco Show.

Fábio Allman, ou simplesmente Fabão, deu seu start no cenário musical na década de 90, com a banda de rock ‘n roll A Bruxa! Participou de importantes projetos musicais, como: “Eles cantam Rita Lee” (1996), em que interpretava a canção Pirataria; “Dançando em transe – Mr. Groove” (1997); e “Faça tudo o que quiser fazer – A Bruxa” (1998), que contou com Cássia Eller, Nando Reis, Tom Capone, dentre outros. Com Cássia Eller, formou uma grande parceria musical.

DEIXE UMA RESPOSTA

Entre com seu comentário
Por favor, digite seu nome