Nascido da cadência dos terreiros, o Samba cresceu nos quintais. Assim tornou-se sagrado para muitos, sendo também uma forma de externar sentimentos e criar laços.
Por isso, a magia do samba sempre esteve no encontro, no canto marcado na palma da mão que faz da roda de samba, uma manifestação única, uma reunião acústica que aproxima o povo da roda onde o show, não é de um e sim de todos.
Foi nesta sinergia que surgiu em 2009 o Samba da Gameleira: a partir do encontro de amigos que não se viam com frequência, e na roda de samba poderiam celebrar a alegria do reencontro bem ali, na Rua Firmino Gameleira em Olaria, um dos muitos respeitados redutos do samba carioca.
A ideia de promover uma roda de samba acústica onde o uso de microfone se torna um sacrilégio, atraiu o público e espontaneamente formou-se a roda nos moldes de antigamente, como uma espécie de regresso aos quintais da Tia Ciata, ou com a alma dos primórdios do Cacique de Ramos, trazendo músicas que passam longe dos jabás das rádios de hoje em dia.
No Samba da Gameleira, tem Cartola, Osório Lima, Mestre Padeirinho, Paulo da Portela, Mestre Casquinha, Aniceto, Manacéia e por aí vai.
Preservar a magia da religiosidade dos terreiros de Candomblé que fazem parte da própria história do samba, também passou a ser um dos objetivos da roda. Assim, o Samba da Gameleira que em um primeiro momento era em alusão ao nome da rua (Firmino Gameleira), ganhou uma conotação mais espiritualizada: a preservação do nome “Samba da Gameleira” passou a fazer alusão à árvore sagrada saudada por Xangô, sendo realizada agora na Praça Marechal Maurício Cardoso em Olaria.
Deste jeito espontâneo mas respeitoso, as rodas do Samba da Gameleira se formam mensalmente nas tardes de sábado (por volta das 16h), e para a edição de outubro ganhou mais uma motivação especial: Samba na Lata, porque o samba não faz curva, é na lata!
Com este conceito, os organizadores promovem um ação em prol de crianças carentes onde os participantes da roda do próximo dia 21/10, são convidados a levar latas de leite em pó que serão entregues ao Conselho Tutelar de Ramos.
A edição contará também com apoio do Sambando.com, oficina de pintura, algodão doce, pula-pula e claro, a boa e velha energia da roda de samba acústica, para fazer você colocar aquele sorriso na lata!