23.7 C
Brasil
segunda-feira, setembro 20, 2021

Loja Sambando

spot_img

O Desfile Campeão da Águia de Ouro

Direto das redes

spot_img

O desfile campeão da Águia de Ouro aconteceu com um enredo que falava do poder do saber.

A Águia de Ouro apostou no conhecimento para se tornar a Escola de Samba Campeã do Carnaval de São Paulo em 2020, fazendo jus ao lema do enredo: “Se saber é poder, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

A frase remetia à canção de Geraldo Vandré (Pra não dizer que não falei em flores), campeã do Festival da Canção em 1968 mas que teve sua execução proibida durante anos, por tornar-se um hino de resistência na época da ditadura militar.

Mas apesar da semelhança com o verso da da canção, o carnaval da Águia de Ouro não teve nenhum tom de protesto.

Na verdade a proposta do carnavalesco Sidnei França era mostrar o passeio da Águia pela história da humanidade convidando a todos a entender o quanto o ser humano se desenvolveu através da sabedoria.

A “sábia” escolha do tema, rendeu-lhe a primeira vitória da Águia de Ouro em seus 43 anos de história.

No refrão do samba, ao mesmo tempo em que a escola exaltava a evolução humana através do conhecimento, deixava claro que a busca do homem pela evolução, este tenta recriar a vida, superar desafios e isso muitas vezes causa a dor.

Dor retratada no carro sobre a bomba de hiroshima e que causou polêmica.

Mas, segundo a Águia de Ouro, a ideia não era ofender e sim demonstrar que o conhecimento, a sabedoria devem ser usadas para o bem e, quando isso não ocorre, o resultado é dor e sofrimento para a própria humanidade.

Assim, fica a lição segundo o samba de que, embora adquiria conhecimento, o homem se limita a ser um aprendiz do criador!

A disputa pelo título foi acirradíssima e a Águia levou o troféu por apenas um décimo: alcançou 269,9 pontos contra 269,8 pontos da segunda colocada a Mancha Verde.

A vitória da Águia de Ouro no carnaval 2020, tem um simbolismo especial: demonstra que literalmente, contra tudo e contra todos, a educação é a chave para a vencer os desafios da vida humana que devem ser superados com a sabedoria de usar o conhecimento para o bem.

Parabéns a Águia de Ouro pela merecida vitória!

Em São Paulo, a vitória foi da Águia. E no Rio? de quem será?

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Confira também

Gabrielzinho do Irajá

Gabriel Gitahy da Cunha, o Gabrielzinho do Irajá, está acostumado a comandar rodas de samba pelo Rio de Janeiro....
- Você também pode aparecer aqui -spot_img

Você também vai gostar

- Publicidade -spot_img