martinho-pai-alegria-textoO pai da alegria, é uma das suas canções de grande sucesso. Com seu jeito simples, alegre e cheio de sabedoria, Martinho é poeta, sambista, inspiração e pai de algumas gerações de samba.

Na casa dele, todo mundo é bamba, nem todos bebem, mas, todos cantam ou dançam samba. Martinho da Vila é pai de oito filhos:

Da união com a também cantora Anália Mendonça teve três filhos, sendo um deles, a cantora e compositora Mart’nália. No final da década de 1960, conheceu Lícia Maria Caniné (a Ruça), sua segunda mulher, com quem teve três filhos. Com a porta-bandeira Rita Freitas teve uma filha. No início dos anos 90, casou-se com Clediomar Corrêa Liscano Ferreira, a Cléo, com quem tem dois filhos.

Martinho se orgulha de despertar nos seus filhos, o amor pelo samba, a ponto de, no seu ritmo devagar, devagar, devagarinho, conseguir conciliar a sua agenda com a de sua prole para gravação de um DVD lançado em 2011 entitulado de “Labendo a Cria”, com participação de seis dos seus oito filhos. Os dois mais novos, são não participaram por causa da pouca idade à época.

Ele é um grande pai, para Martnália, o maior de todos. Mesmo com uma agenda cheia que o afastou um pouco da vivência cotidiana com os 06 filhos mais velhos, todos são unânimes em dizer: ele achou um jeito de mostrar o seu amor: em cima dos palcos, com muito samba.

Além de Mart´nália, Tunico da Vila, cantor e compositor premiado da Vila Isabel, também considera Martinho como um grande exemplo, seguido de Analimar Ventapane, Juju Ferreira, Tunico Ferreira, Maíra Freitas e Martinho Antonio.

Assim, a casa de Martinho, tornou-se Casa de Bambas e ele o Pai do Samba.
E por falar em casa, Martinho achou um jeito de “agregar” vários outros “filhos”. Na casa onde nasceu em Duas Barras, resolveu montar um Instituto que oferece cursos grátis de alfabetização, teatro, artesanato de estábulos e bandeiras de Folias de Reis, percussão, cavaquinho, dança de salão, banda de música e inclusão digital, entre outros onde já foram beneficiados mais de dois mil alunos diretamente os quais, tem na figura de Martinho uma espécie de “Pai” ou “padrinho” que mudou as suas vidas.

Agora, o instituto conta também com um teatro, com capacidade para 150 pessoas; e quatro quiosques para a produção de festas populares, como as juninas e a Folia de Reis, onde é comercializado o artesanato produzido pelos alunos.

O Espaço ainda conta com uma exposição permanente com os objetos pessoais de Martinho da Vila, como fotos de momentos de sua carreira, figurinos, troféus.

Assim, os oito filhos de Martinho da Vila, agora estão multiplicados em mais de dois mil, pela sua generosidade de levar àqueles, cujos pais não tem condições de dar uma educação cultural, ou mesmo uma formação mínima, o acesso à um ensino de qualidade além de um espaço onde podem aprender a desenvolver seus dons, sua criatividade e claro a tocar samba!

3 COMENTÁRIOS

  1. Martinho da Vila é uma celebridade da cultura brasileira. Sinônimo de alegria e Amor à vida.
    Sou mais que fã. Sou devota desse poeta maravilhoso que merece muito mais do que recebeu até aqui.
    Eu so posso agradecer.
    Saúde e Paz Matinho.

  2. Martinho da Vila é meu maior idolo minha paixão desde os anos 60 ja cuitia suas.musicas naqueles radinho simpres que mau saia a voz E quando ele leva as filha que samba como ninguém líndo amo voce Martinho da Vila

  3. Martinho da vila um ser humano que não tem igual.já trabalhamos juntos a família dele são lindos aLeiria ainda peque na o preto a dona Cleó.mas gente fina.Abraço mas felicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Entre com seu comentário
Por favor, digite seu nome