Ronny Caetano intérprete da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel foi vítima da fúria de internautas racistas durante a escolha do samba-enredo da agremiação para o carnaval 2023.
A live estava sendo transmitida pelo Youtube quando pelo chat “disparou”: “esse neguinho daí” deveria cantar o “samba da banana”, numa referência a um antigo enredo da escola.
O apresentador da live se se posicionou contra e alertou: “não vamos tolerar racistas”. Ronny Caetano de 46 anos, está na escola desde 2016, ficou surpreso e procurou a delegacia para fazer a denúncia.

Ronny disse não de ter sido alvo de racismo antes, pelo menos não dessa maneira. Ele contou que a sensação que sente é a de impotência, por estar lidando com pessoas que se escondem por trás do anonimato das redes.
Em nota, a escola se solidarizou com o cantor e informou que tomará as providências legais para punir os criminosos.
A Diretoria da Torcida Organizada Apaixonados Pela Santa Cruz, da agremiação Acadêmicos de Santa Cruz, da qual Ronny também é intérprete, repudiou o episódio de racismo.
“(…) Que juntos possamos lutar sempre, sermos resistência. Pois cidadãos como este não podem passar despercebidos. Devem ser denunciados e investigados. Assim finalizamos informando que vamos procurar as autoridades competentes para a investigação e conclusão do caso”, afirmaram os dirigentes da torcida.