23.2 C
Brasil
quinta-feira, abril 25, 2024

Loja Sambando

spot_img

Museu do Samba

Você viu?

spot_img
museu-do-samba-texto
O Museu do Samba, aos pés do Morro da Mangueira, pretende eternizar para as futuras gerações, a memória do samba

Aos pés do Morro da Mangueira, eterno lar do inesquecível Cartola e um dos redutos de samba carioca, foi erguido em homenagem ao grande sambista.

 

Ali foi montado o dossiê que provou ao mundo que o samba do Rio de Janeiro é Patrimônio Cultural do Brasil, como a mais original e autêntica manifestação da cultural do brasileiro, sua grande identidade no mundo.

Como forma de manter viva a memória desta identidade, o Centro Cultural passou a reunir e expor um riquíssimo acervo de documentos textuais, livros, fotografias, discos, fantasias carnavalescas entre outras peças e instrumentos típicos e cheios da riqueza do samba carioca.

A intenção era também preservar e gerar o reconhecimento do samba como bem legítimo e  importante expressão cultural que reflete em seu gingado, em seus acordes, em sua originalidade, o  modo de vida do carioca e do povo brasileiro.

Assim, pela riqueza do acervo, pelo cuidado com tudo que ali esta preservado e pela necessidade de que esta memória se mantenha viva, o Centro Cultural Cartola foi transformado no Museu do Samba.

O anfitrião, sentando num banquinho com seu violão e o inconfundível sorriso no rosto, é o Mestre Cartola, eternizado em uma grande estátua à frente do Museu.

Ao adentrarmos, podemos fazer uma viagem pela história do samba, desde os eu nascimento, passando pela história dos seus grandes protagonistas, até o glamour dos desfiles das escolas de samba dos tempos atuais.

Uma visita que vale a pena não apenas para  adquirir conhecimento. No Museu do Samba, temos a oportunidade de nos sentirmos dentro da própria história da maior expressão da nossa cultura e de sentirmos porque o samba corre em nossas veias.

O museu do Samba fica na Rua Visconde de Niteroi, 1296 Rio de Janeiro – RJ

Fica aberto de segunda à sexta-feira das 10 às 17h.

- Publicidade -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Sou filho do falecido david do pandeiro campeao de samva mangueira portela e imperio serrano meu pai faleceu a 2 anos 2019. 13/11 fes 2 anos de falecido deixou um imenso arquivo cultural quero que fasa parte junto ao qual ele ja tem ai exposto no museu ele deixou um.livro pronto so falta confeccionalos samba tenho acervos dele para expor junto com o que ele ja tem no Museu retratos pôster quadros etc me liguem 971407307 falar com dna Katia minha esposa ou no 968529217 eu seu Hélio neste tel só dia 13/11

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Confira também

Alexandre Peixe

O nome de Alexandre Peixe surgiu inicialmente como compositor de músicas interpretadas por grandes artistas, que acabavam virando sucesso absoluto....
- Você também pode aparecer aqui -spot_img

Você também vai gostar

- Publicidade -spot_img