23.6 C
Brasil
quinta-feira, abril 18, 2024

Loja Sambando

spot_img

Mestras sambadeiras e sambadores: Rezas, sambas e as festividades

Você viu?

spot_img

Mestras sambadeiras e sambadores de Acupe / BA trazem ao público de forma descontraída um pouco do universo das rezas, sambas e as festividades dos Carurus, ponto alto que remonta as mais antigas memórias das comunidades do Recôncavo Baiano. Dia 25 de setembro no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. A entrada é gratuita mediante inscrição.

Nesse bate papo cantado os brincantes apresentam, a partir dos saberes da cultura popular: cotidiano, música, danças, poesias, comida e, sobretudo, a fusão viva e dinâmica entre as heranças afro brasileiras e o culto doméstico aos santos católicos.

A Esmola Cantada é um movimento popular de resistência e fé do povo negro, que busca recursos entre os devotos do povoado para alcançar a realização da festa dedicada aos Santos cultuados, no caso São Cosme Damião. A proposta desse encontro é de iniciativa da Casa Mestre Ananias que há 13 anos realiza o Caruru, no bairro da Bela Vista, em devoção a São Cosme Damião.

Com os mestres e mestras: D. Zilda, D. Joanice, Elcinho, Elói e a rezadeira D. Rosália.

Mediador: Rodrigo Bruno Lima (Minhoca), capoeirista, gestor e fundador do Ponto de Cultura que leva o nome de seu Mestre, a Casa Mestre Ananias.

Sobre o CPF Sesc
Inaugurado em agosto de 2012, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc é uma unidade do Sesc São Paulo voltada para a produção de conhecimento, formação e difusão e tem o objetivo de estimular ações e desenvolver estudos nos campos cultural e socioeducativo.
Além do Curso Sesc de Gestão Cultural – que visa a qualificação para a gestão cultural de profissionais atuantes no campo das Artes, tanto de instituições públicas como privadas – a unidade proporciona o acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, comportamento contemporâneo e cotidiano, filosofia, história, literatura e artes cênicas, voltadas para o público em geral.

Das Rezas aos Sambas e Carurus da Bahia
Dia 25 de setembro de 2019, quarta, das 19h30 às 21h30.
Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 70.
Grátis – mediante inscrição.
Informações e inscrições pelo site (sescsp.org.br/cpf) ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo. Serviço de van até a estação de metrô Trianon-Masp, de segunda a sexta, às 21h30, 21h45 e 22h05, para participantes das atividades.

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Confira também

Noca da Portela

Em 1958, atuou, como cantor e compositor, no Trio Tropical, com o qual viajou por Minas Gerais, Pernambuco e...
- Você também pode aparecer aqui -spot_img

Você também vai gostar

- Publicidade -spot_img