30.4 C
Brasil
quarta-feira, dezembro 7, 2022

Loja Sambando

spot_img

Espetáculo Jongo Mamulengo encerra temporada em grande estilo

O enredo do espetáculo envolve uma homenagem aos mestres do samba e do jongo. Uma brincadeira contada pelos fantoches de vovó Maria Joana, Tia Ciata, Dona Ivone Lara, Mestre Darcy, entre outros

Direto das redes

spot_img

Depois de muitas apresentações através de lives durante a pandemia, 2022 teve um inicio de muita esperança e realização para o Coletivo Bonobando, Cordão do Boitata e o Jongo da Serrinha. Em abril deste ano o sonho saiu do papel e tornou-se realidade: o Espetáculo Jongo Mamulengo para estudantes da rede publica e estadual do Rio de Janeiro.

Na manhã desta quarta-feira, 14/09, a Escola Municipal Mestre Darcy do Jongo, que fica na comunidade da Serrinha, em Madureira, recebeu a última apresentação desta temporada. Quatro escolas e seis universidades puderam conhecer um pouco mais sobre a dança de matriz africana junto com o mamulengo, fantoche típico dofolclore nordestino.

O projeto, que fomentou a cultura de uma forma lúdica e atrativa para todas as idades, trouxe uma carga emocional muito grande aos envolvidos: “Ver o jongo ser ensinado nas escolas e nas universidades é fascinante. É a realização de um sonho. É a multiplicação dessa cultura, iniciada pela Vovó Maria Joana há 60 anos, na nossa comunidade”, se emociona Lazir Sinval, sobrinha-neta da saudosa tia Maria.

O enredo do espetáculo envolve uma homenagem aos mestres do samba e do jongo. Uma brincadeira contada pelos fantoches de vovó Maria Joana, Tia Ciata, Dona Ivone Lara, Mestre Darcy, entre outros que ganharam vida nas mãos dos atores do Bonobando. As cantoras e os músicos do Jongo da Serrinha abrilhantaram a peça com históricos sambas. Para fechar o evento com chave de ouro, os alunos puderam colocar em pratica a dança e o conhecimento adquirido através de uma roda de Jongo.

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Confira também

Martinho da Vila

Martinho da Vila - Martinho José Ferreira nasceu em Duas Barras, Rio de Janeiro, em 12 de fevereiro de...
- Você também pode aparecer aqui -spot_img

Você também vai gostar

- Publicidade -spot_img