O Desfile das Escolas de Samba de 2021 está seriamente comprometido.
A pandemia mundial do coronavírus afetou o mundo inteiro e os reflexos desta crise atingiu em cheio as manifestações culturais mundo afora.
Shows, festivais, festas públicas ou particulares acabaram simplesmente não acontecendo.
Com o aumento dos caso de coronavírus principalmente no Brasil e, sem um remédio, uma vacina, a solução é realmente o isolamento social.

O impacto disto é sentido em vários setores inclusive na indústria do carnaval.
Com as restrições de quarentena e isolamento não existe a menor possibilidade de fazer os preparatórios para garantir o Desfile das Escolas de Samba no carnaval 2021.

É que tudo isso é uma força tarefa que demanda a reunião de muita gente para produzir fantasias, construir alegorias e principalmente reunir a comunidade para escolher sambas-enredos e ensaiar para o grande desfile.

Pra se ter uma ideia, as duas mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro Portela e Mangueira, simplesmente cancelaram eventos que nunca deixaram de acontecer:
As tradicionais e alegres Feijoadas da Portela estão suspensas por tempo indeterminado. A Mangueira também quebrou uma tradição de mais de 92 anos e não lançou o enredo do próximo carnaval no último aniversário dia 28 de abril.

Sem expectativa de quando o isolamento social irá terminar, as Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo seguem em compasso de espera e, os calendários de eventos e atividades que fazem a roda do carnaval girar, estão totalmente embaralhados.

Além disso, com a crise econômica a liberação de verbas publicas e o investimento de patrocinadores também virou dúvida.

O resultado é que com tanta incerteza, tudo indica que pela primeira vez na história, o Desfile das Escolas de Samba de 2021 pode simplesmente não acontecer.

13 COMENTÁRIOS

  1. Carnaval para mim desde 1976 é sinônimo de trabalho mas acho que, sem vacina, não tem desfile, não tem carnaval. Simples assim.

  2. Que as escolas não brinquem com nome Deus, mais uma ideia de reeditar os enredos do ano passado de menos a mangueira e claro , j
    Apenas com a recuperação das alegorias e fantasias e não teria ensaios e nem disputa de sambas enredos

  3. Primeiramente temos que pedir perdão a Deus , e pedir que a nossa medicina ou cientista consigam estancar esse mal que afeta a humanidade , também não sei como seria um ano sem desfile ou que dirá nosso carnaval

  4. Se esse vírus passar, temos ainda alguns feriados prolongados em 2021. Podem fazer os desfiles durante um feriado prolongado. Concordo com desfiles com menos pessoas, menos carros e, em 2022, poderão realizar um desfile maior.

  5. Tenhamos fé que tudo se resolverá ,ficará tudo bem através de uma descoberta cientifica e as vidas serão preservadas e a maior festa do mundo acontecerá.

  6. Sabemos que realmente é lamentável, a não realização do Carnaval. Porém não há a menor chance neste momento de se pensar em como fazer, uma vez que os números de Coronavirus estão assustadores

  7. Se acontecer devemos pensar em desfiles menores, talvez igual a série A .. . Limitando os carros em 3 diminuindo números de componentes e mesmo assim fazendo grandes desfiles… Por exemplo imperatriz, unidos de padre, porto da pedra e Cubango fizeram desfiles dignos de grupo especial… E contaram suas histórias lindamente em 3 alegorias, daí a partir disso fazendo uma alusão a Estácio… Quero ver carnavalesco bom tirar leite de pedra.

  8. Realmente é muito complicado, mais com o número de óbitos e infectados, apesar de amar o carnaval, não vejo um clima favorável à realização do mesmo, assim como as tradicionais queimas de fogos de fim de amo; o melhor a se fazer, é nos voltarmos para a reconstrução do país, nos preocuparmos mais com os estragos que certamente ficarão após essa pandemia; carnaval fica pra 2022, acredito até que já deveriam as autoridades se voltarem pra essa situação.

  9. Diante do momento que estamos vivendo. Realmente muitas pessoas dependem do Carnaval para sua sobrevivência e suas Famílias. Estamos vivenciando algo que ninguém imaginava passar um dia . Negros ou brancos, risos ou pobres, evangélicos ou católicos, homossexuais ou heterossexuais. Está Pandemia não escolhe ninguém . Estamos sofrendo mas espero que sirva de exemplo para o Mundo . Principalmente os nossos governantes. Tudo está mas mãos de Deus.

  10. Isso muito nos preocupa, pois além do cenário de desemprego, que está ocorrendo com nossos artistas, por suspensão dos eventos, o Carnaval seria uma forma de não deixar a nossa.Indústria hoteleira e restaurantes quebraram de vez!!!

  11. Nunca houve um ano sem Desfile. Mesmo antes de ser transmitido pela tv ele acontecia no centro do Rio e sempre foi lindo. Muita gente vive dos desfiles e garante o seu pão com o desfile. A gente fica preocupado com isso porque não é só festa, não é só beleza, é trabalho também.

  12. É muito triste isso pra quem ama o carnaval e trabalha,eu li na reportagem será a primeira vez que não teremos carnaval,engano já aconteceu sim alem de carnaval anulado,carnaval que não teve desfile das campeãs a historia do carnaval tem seus altos e baixo a muito tempo sempre.

    • Ola Nego tudo bem!
      Agradecemos seu comentário. Realmente será muito triste se em 2021 o Desfile das Escolas de Samba não acontecer. Desde 1932 até 2020, nunca houve um ano sem desfile das Escolas de Samba. Nem todos foram na Marquês de Sapucaí, nem todos foram luxuosos, mas o desfile sempre aconteceu. Então não há engano na reportagem. Nós torcemos para que esta história não seja interrompida nem por um ano e, que em 2021, possamos ter a alegria e magia do Desfile das Escolas de Samba que é tão importante para nosso povo e para nossa cultura.
      Continue participando!

DEIXE UMA RESPOSTA

Entre com seu comentário
Por favor, digite seu nome