26.3 C
Brasil
sexta-feira, setembro 24, 2021

Loja Sambando

spot_img

Carnaval de rua ganha força em São Paulo e Belo Horizonte

Direto das redes

spot_img

O carnaval de rua sempre foi muito forte no Rio de Janeiro, em Salvador, Recife, Olinda e Ouro Preto cada uma com suas peculiaridades. Mas de uns anos pra cá isso vem mudando.

É que aos poucos, não se sabe se por causa da crise que o Brasil viveu e encurtou um pouco a grana de muitos foliões, as pessoas começaram a dar preferência para o carnaval de suas próprias cidades, ou das cidades mais próximas de onde residem e assim, cidades que estavam fora da lista de grandes destinos para quem quer curtir o carnaval de rua, acabaram tomando a dianteira.

A dez anos atrás se alguém dissesse que Belo Horizonte iria reunir mais de 5 milhões de foliões no carnaval de rua, iam dizer este cidadão estava delirando.

Mas, hoje o carnaval de Belo Horizonte é um delírio real: Tomada por foliões de várias partes do país, BH tem carnaval para todos os gostos, gente fantasiada, blocos de axé, samba, marchinhas, rock, pop e até em homenagem a Belchior, sem contar o desfile das escolas de samba que também rola por lá!

Fizeram até um verso: Quem conhece o carnaval de BH, sempre que voltar! É gostoso igual queijo com goiabada!

São Paulo não fica atrás. Aliás, São Paulo tá muito pra frente quando se falta em Carnaval! Além dos luxuosos desfiles de escolas de samba que passaram a fazer parte já há alguns anos do calendário oficial do carnaval da cidade, as ruas de Sampa estão tomadas por blocos.

Lembro-me que há pouco tempo atrás, encontrar um bloco de rua em SP na época do carnaval era algo raro: no feriadão de Carnaval em Sampa, dava até para ouvir o canto dos pássaros.

Mas hoje o que se houve é uma diversidade impressionante de ritmos, que não se limitam ao samba: Tem bloco de tudo quanto é estilo musical: de pop, rock, samba, axé, frevo, maracatu a música indiana!

O resultado desta maravilhosa mistura é que São Paulo hoje, é o segundo destino mais procurado para quem quer curtir o carnaval de rua.

Isso só reforça uma característica bem peculiar de nós brasileiros: adoramos festa, somos receptivos e apesar de alguns casos pontuais, somos uma das nações do mundo com a maior capacidade de conviver pacificamente com as nossas diferenças!

O carnaval de rua neste quesito é nota 10! Não importa sua cor, sua classe social, seu gênero, sua posição política: todo mundo brinca junto, samba junto, é feliz junto!

Seria maravilhoso que este clima de aceitação do outro e respeito as diferenças que deixa todo mundo feliz, durasse o ano todo.

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Confira também

Durval Lellis

Uma banda que fez dar certo a mistura de rock com axé. Assim pode ser definido o Asa de...
- Você também pode aparecer aqui -spot_img

Você também vai gostar

- Publicidade -spot_img