Samba na Gamboa, da TV Brasil, valoriza a mulher na música com homenagem de Aline Calixto para Clara Nunes

Produção apresentada por Teresa Cristina presta tributo para a Guerreira ao resgatar sucessos do repertório da estrela

Você viu?

spot_img

No Dia da Mulher, celebrado neste domingo (8), o programa Samba na Gamboa, da TV Brasil, destaca a força da presença feminina na música. A apresentadora Teresa Cristina recebe a cantora e compositora Aline Calixto para celebrar o legado da diva Clara Nunes. O tributo vai ao ar às 13h na telinha do canal público. O conteúdo original pode ser acompanhado no app TV Brasil Play e no YouTube da emissora.

No especial, a produção recorda o repertório de sucessos da saudosa estrela. Teresa Cristina e Aline Calixto interpretam as músicas “Canto das Três Raças”, “Conto de Areia”, “Tristeza Pé no Chão”, “Portela na Avenida”, “Você passa e eu acho graça” e “A Deusa dos Orixás”, entre outras canções inesquecíveis.

Aline Calixto gravou o álbum “Clara Viva” (2023). Expoente do cenário contemporâneo do samba, a convidada revisita clássicos que marcaram a obra da Guerreira. Durante o Samba na Gamboa, anfitriã e convidada conversam sobre passagens importantes da vida e da carreira de Clara Nunes.

Um dos temas da conversa é o interesse da estrela pelos ritmos africanos. Além do canto, o figurino dos shows de Clara Nunes também valorizava a estética da africanidade e do samba.

Referência para as novas gerações, a célebre cantora soltava a voz com uma potência e timbre únicos para entoar uma série de composições que fez história na música brasileira.

Sobre o programa

A nova temporada do Samba na Gamboa que marca a estreia de Teresa Cristina como apresentadora do programa da TV Brasil foi gravada no Teatro Ruth de Souza, no Parque Glória Maria, em Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. O palco para conversas embaladas por hits é um cenário colorido que evoca uma praça na Gamboa – bairro histórico da zona portuária da capital carioca. A presença de plateia é outro destaque da atração.

Os encontros contam, ainda, com uma banda da pesada, comandada pelo lendário Paulão Sete Cordas, que acompanha Teresa Cristina e seus convidados pelo inesgotável repertório do samba brasileiro. A equipe reúne os músicos Eduardo Neves (sopros), João Callado (cavaco), Paulino Dias (percussão), Rodrigo Jesus (percussão) e Waltis Zacarias (percussão).

Cantora e compositora de mão cheia, a diva também tem se revelado uma ótima entrevistadora. Teresa Cristina conduz os papos com muita graça, informação, e, principalmente, emoção. A pesquisa sobre a cultura popular é importante para a artista que, além do sucesso com o grupo Semente e na carreira solo, ganhou ainda mais atenção com as lives que fez nas redes sociais no período da pandemia.

Com novo cenário, pacote gráfico e a trilha sonora de abertura repaginados, o Samba na Gamboa tem janela semanal, aos domingos, às 13h, na programação da TV Brasil, e horário alternativo aos sábados, às 23h. O público pode curtir os conteúdos exclusivos no app TV Brasil Play e no YouTube da emissora.

Destaques da temporada

Durante a temporada do Samba na Gamboa, Teresa Cristina recebe nomes consagrados do gênero como Áurea Martins, Dorina, Dudu Nobre, Jorge Aragão, Moacyr Luz, Nei Lopes, Tia Surica, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Neguinho da Beija Flor, Nei Lopes, Nelson Rufino, Nilze Carvalho, Péricles e Sombrinha.

O programa da TV Brasil também vai ter a presença de célebres artistas de outras matizes da música como Adriana Calcanhotto, Fabiana Cozza, Hermínio Bello de Carvalho, Mônica Salmaso, Roberta Sá, Simone Mazzer e Zé Renato.

A produção musical valoriza compositores que escreveram sucessos, mas nem sempre têm o devido reconhecimento e espaço na mídia. Teresa Cristina recebe nomes como Alex Ribeiro, Alfredo Del-Penho, Claudio Jorge, Mariene de Castro, Moyseis Marques, Serginho Meriti, Toninho Geraes e Zé Roberto. Artistas como Luísa Dionísio, Marina Íris, Nego Álvaro e Mingo Silva são outros convidados da temporada.

O Samba na Gamboa ainda traz nessa sequência de atrações inéditas uma série de programas especiais que destacam a importância de personalidades consagradas da sonoridade tipicamente nacional. Os conteúdos temáticos reverenciam o trabalho de Arlindo Cruz, Chico Buarque e Paulinho da Viola.

A emissora pública também exibe edições temáticas que prestam tributo a ícones que já partiram como Aldir Blanc, Almir Guineto, Beth Carvalho, Candeia, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Elizeth Cardoso, Elton Medeiros, Lupicínio Rodrigues, Monarco, Nelson Cavaquinho, Nelson Sargento, Reinaldo, Wilson Moreira e Zé Keti.

Com direção de Shirlene Paixão, a temporada do programa, que marca a volta das edições inéditas do Samba na Gamboa, tem roteiro e pesquisa do jornalista Leonardo Bruno, profundo conhecedor do gênero.

Histórico da produção

O Samba na Gamboa reúne grandes intérpretes das novas gerações e nomes consagrados do gênero e ícones da MPB para uma animada roda de samba. Com Diogo Nogueira, o programa contou com sete temporadas e foi gravado entre 2008 e 2018. Até hoje a atração faz parte da grade do canal público.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço
Samba na Gamboa – domingo, dia 8/3, às 13h, na TV Brasil
Samba na Gamboa – sábado, dia 14/3, às 23h, na TV Brasil

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Confira também

Daniela Mercury

Daniela Mercury nome artístico de, Daniela Mercuri de Almeida (Salvador, 28 de julho de 1965), é uma cantora, compositora, dançarina, produtora. Vencedora de um Grammy Latino, por seu álbum Balé...
- Você também pode aparecer aqui -spot_img

Você também vai gostar

- Publicidade -spot_img