Roda de samba é sinônimo de alegria, descontração e diversidade. Nascidas nos quintais do subúrbio carioca, elas se espalharam pelo Brasil e se tornaram o lugar preferido de quem quer ouvir e cantar samba “do bom”, sem medo de ser feliz.
Dizem até que, “a melhor invensão depois da roda, foi a roda de samba!” – Luiz Carlos da Vila
E as rodas de samba também tem o seu lugar reservado no cenário cultural e musical de Brasília.
Então, se você quer curtir uma boa roda de samba na Capital Federal, separamos 07 dicas das melhores e imperdíveis rodas para você aproveitar em Brasília-DF e entorno.
1 – Coletivo Samba da Benção
O Coletivo Samba da Benção é uma roda de samba cujo propósito vai além de proporcionar alegria:
É um movimento cultural e representativo que tem por objetivo promover a diversidade, a inclusão, o respeito a liberdade de crença combatendo toda forma de discriminação e intolerância por um mundo melhor.

Formado por músicos renomados da cidade, o Coletivo Samba da Benção tem um repertório diferenciado com músicas conectadas a seus valores e propósitos, que incluem clássicos maravilhosos do samba, acompanhados em coro e na palma da mão pelo público.
O clima, é de arrepiar e fica na memória, como uma verdadeira chuva de bençãos.
O coletivo Samba da Benção, acontece a cada 15 dias em pontos diferentes da cidade e até do país eventualmente.
A próxima edição, será no dia 22/03/2023 no espaço Via Carioca (Sambambaia Sul) a partir das 19h.
Além da roda de samba, a casa oferece promoção de cerveja e drinks e transmissão das semi-finais do campeonato carioca 2023.
Vai ser uma bênção! Abençoado seja nosso samba…
2 – Samba da Guariba
O “Samba da Guariba”, surgiu em uma das regiões mais populosas do Distrito Federal, a cidade de Ceilândia.
Com a necessidade de criar entretenimento saudável para a comunidade, um grupo de amigos moradores das quadras EQNN 18/20 e proximidades, região conhecida como Guariroba, resolveram criar o projeto para unir a paixão pelo samba, com a opção de diversão na comunidade: Nascia o Samba da Guariba!

A idéia deu muito certo e aos poucos foi reunindo cada vez mais gente, com muito samba de raiz. Em 2019 a roda ganhou corpo e recebeu convidados importantes do cenário do samba nacional, numa edição especial que ficou conhecida como Samba da Guariba Convida.
Em 2021 a gravação de um cd com compositores da capital reuniu muita gente nessa querida e tradicional roda de samba.
O Samba da Guariba, continua firme e forte e acontece uma vez por mês (geralmente no 2º sábado do mês) as 17h na “Guariroba” (EQNN 18/20 – Ceilândia) Próxima edição 11/03.
3 – Samba da Comunidade
O Samba da Comunidade é outra roda de samba bastante democrática, que reúne a galera na região entre Taguatinga e Samambaia.
A idéia da roda de samba é disseminar a cultura do samba de raiz, exaltando os grandes compositores, baluartes e intérpretes que ajudaram a carregar a bandeira do samba.

Assim, entre sambas e lembranças saudosas de histórias do samba, a roda começou a se formar na Ceilândia e ocorre a cada terceiro sábado de cada mês na Praça da Bíblia no Setor “P” Norte (QNP19) , com participação de vários artistas do cenário musical de Brasília, além de convidados de várias partes do país.
A roda de samba vai das 16h as 23h. É so chegar e curtir.
4 – Buraco do Tatu
O Buraco do Tatu para quem conhece, é uma travessia subterrânea, bem no centro de Brasília, entre os eixos norte e sul da cidade, pertinho da rodoviária e da central do metrô na capital.

Se durante a semana o lugar é um fervedouro de carros indo e vindo apressados, pelo menos uma vez por mês, o Buraco do Tatu se enche da alegria do samba, para terminar o domingo sambando e cantando, e começar a segunda-feira com mais alegria e alto-astral.
Essa é a proposta da roda e samba do Buraco do Tatu, que acontece no espaço Birosca (Conic) e começou em agosto de 2022, atraindo cerca de 800 pessoas por edição.
Além do samba, na roda do Buraco do Tatu também há espaço Kids, com brinquedoteca e cuidadoras, que tomam conta da criançada enquanto os pais aproveitam o samba puxado por artistas do cenário musical da capital.
A roda de samba Buraco do Tatu, acontece uma vez por mês, aos domingos, começa 16h e encerra pontualmente 22h, para todo mundo voltar para casa e descansar a tempo de começar a semana.
5 – Samba Sagaz
Samba e amizade é uma combinação daquelas tipo feijão com arroz, cerveja e futebol: um não tem graça sem o outro.
Assim, a roda Samba Sagaz adotou como lema a amizade, um dos ingredientes mais importantes na receita dessa roda de samba.

Criada em agosto de 2014, a roda Samba Sagaz que tem em sua base a galera do antigo grupo “Da cor do samba”, formou-se no reencontro de componentes do grupo, tendo também o intuito de resgatar o que foi o samba em Brasília/DF no passado.
Iniciada no Setor Gráfico de Brasília às quartas-feiras, a roda hoje acontece aos domingos no Buteco da Nath em Sobradinho-DF a partir das 17h, levando a bandeira da amizade alimentada pela alegria do velho e bom samba.
6 – Samba Urgente
O Samba Urgente é uma roda de samba que começou em 2018 e acontece em Brasília, uma vez por mês, geralmente no Setor Comercial Sul, local que vem sendo revitalizado como espaço cultural da cidade.

Além da releitura de clássicos do samba, a roda também faz uma mistura de choro, música carnavalesca e outras interpretações populares, com participação do público.
7 – Resenha do Samba 61
A Resenha do Samba 61 é uma das rodas de samba mais antigas de Brasília, que ao longo de sua história se renovou mas, manteve a mesma alegria e descontração naquele clima de “resenha”.
Embora receba integrantes novos, num total de 15 sambistas, a Resenha do Samba 61 que em sua base são ex integrantes do antigo samba do banquinho, se orgulham em manter a vários anos a mesma formação, liderada pelo quarteto: Sinvaldo, Erick, Luiz e André.
Atualmente, a galera se reune para a Resenha do Samba 61 toda sexta-feira a partir das 20h na charmosa cidade do Guará I, mais precisamente na Distribuidora bombar (Qi 7 bloco comercial B), com muito samba acústico.

E aí, bora fazer uma rota de alegria e aproveitar uma cerveja gelada acompanhada de uma boa roda de samba no Distrito Federal?
O Resenha do samba 61 , atualmente toca no quiosque jeito carioca, Cruzeiro velho.
Liderado por Sinvaldo, André e Luiz . Mudou alguns integrantes.
acho que deveria ter mais roda de samba no DF vou em todas
Adoro as rodas de samba do Rio e morando em Brasília acho que a galera tem que evoluir muito ainda
Nossa gente fui toda animada numa roda de samba com grupo sambar.com e detestei, achei inclusive algumas brincadeiras com o publico incovenientes