Elas sempre estiveram presente, na roda, no carnaval, nos palcos.
Para aqueles que pensavam que samba não era lugar pra mulher, sinto muito em dizer que na verdade, foi graças a uma mulher empoderada a quem todos chamavam de Tia Ciata, que o samba sobreviveu, cresceu e floreceu.

Assim separamos 10 sambas de empoderamento feminino que mostram o poder e importância de se respeitar a mulher no samba:
1 – Pra Matar Preconceito (Marina Iris e Nina Rosa)
“Minha história É suada igual dança no ilê Ninguém vai me dizer o meu lugar.”
Este é um samba tipo “papo reto”, direto ao ponto. Impõe valor e respeito a mulher negra e é uma das letras mais bonitas dos sambas de todos os tempos. Na voz de Maria Menezes do Arruda, a letra parece ganhar ainda mais força.
2 – Elas estão no controle (Xande de Pilares)
“Lindas, soberanas dão o xeque-mate.”
A independência feminina, sua liberdade, sua força São exaltadas nesta música de Xande Pilares.
3 – Nos Somos Mulheres: Sambas que elas querem
“Mulheres cabeças, muito equilibradas, ninguém tá confusa, não te perguntei nada.”
A música “já tive mulheres” de Martinho da Vila, foi composta em outra época e, ganhou uma versão atualizada exaltando o lugar da mulher na linha de frente, no comando da própria vida.
4 – Fiu fiu (Paula Lima)
Um samba rock inspirador de Paula Lima para chamar a atenção dos homens que “agem errado” com a mulherada. Na real, todo homem deveria dar uma conferida nesta letra:
5 – Acreditar (Dona Ivone Lara)
“A vida foi, em frente e você simplesmente não viu que ficou prá trás”.
Essa é para aqueles homens que acham que a mulher tem que ficar sempre disponível para eles. Olha o recado da Dona Ivone Lara e da diva Nilze Carvalho:
6 – Me Erra (Roberta Sá)
“me erra que aquele tal de nosso amor já era”
Na mesma linha da música de Dona Ivonte Lara, a música composta por Adriana Calcanhoto, ficou linda na voz de Roberta Sá, se tornando um dos seus maiores sucessos.Um recado direto para os homens que achamq ue a mulher tem que estar sempre disponível para eles. Não tem essa de “te esperar”.
7 – Vacilão (Zeca Pagodinho)
“Deu mole ela dispensou você”. Esta canção exalta todo esforço que as mulheres que opta por ser dona de casa, cuidar do marido, dos filhos e que muitas vezes não é valorizada pelo seus maridos. Por outro lado, mostra que a mulher, tem a opção de dizer “chega”, “basta” e colocar o Vacilão pra correr. Por isso, ela tem um lugar especial nesta lista.
8 – Por Ser Mulher (Moça Prosa)
“Por ser mulher, enfrentei preconceito, na roda de samba”.
Lugar de mulher é onde ela quiser! Inclusive, na roda de samba: É o recado muito bem dado do Moça Prosa.
9 – Eu sou mulher eu sou feliz (Ana Costa/ Zélia Duncan/ Simone)
“Paz no coração o corpo diz, eu sou mulher, eu sou feliz”. Esta canção é lindíssima e inspira a autoestima feminina:
10 – A Loba – Alcione
“mais saiba que eu não sou boba, debaixo da pele de gata existe uma loba”
Um dos maiores sucessos da grande Alcione, simples e direta ela manda o recado para aqueles homens que gostam de trair suas companheiras: “Eu não como na mão. De quem brinca com a minha emoção”
Esses são apenas alguns dos sambas que precisam ser mais ouvidos, cantados e difundidos para e entre as mulheres, para que possamos ter um mundo mais igualitário, sem preconceitos e sem essa de gênero dominante!
Gostou da lista? Fala aí qual é o seu preferido!